Cronicas do freezer

Diario (semanario, mensario...) de uma imigrante perdida neste freezer a ceu aberto (tambem conhecido por Ottawa, Canada)

Thursday, November 21, 2002

2 words: winter tires.

Mais uma despesa!
Eh isso que da mudar para um lugar onde neva 2,5 metros em media e onde a temperatura chega a -30 graus Celsius (isso quando nao vai a -50, felizmente isso eh raro)! Tudo no carro deve ser trocado para o inverno: pneus, anticongelante, ate limpador de para-brisa!

Aquela estoria antiga de botar corrente no pneu ja era, nos tempos modernos usa-se pneus especiais com borracha especial (pra nao rachar a -30), e com treads (sulcos) feitos para "agarrar" mais na neve. Sao os "winter tires" ou "snow tires". Para lugares onde ha maior probabilidade de se rodar no gelo, tem uns pneus que tem uns preguinhos (studs) pra literalmente "sulcar" o chao e garantir maior aderencia. Entretanto, nao se usa estes pneus em cidades, somente mesmo naquelas regioes selvagens. Estes sao apropriadamente chamados "ice tires".

E, eh claro que como tudo por aqui, nao existe uma ou duas marcas, nem tampouco numero limitado de especificacoes. Pergunta aqui, pergunta ali, cada um tem uma marca preferida, uma numeracao favorita. E pior, tenho de checar qual eh o melhor para certo modelo! Haja paciencia!

Por 2 invernos rodei com meus pneus "all season" (quer dizer, podem rodar o ano todo). O problema eh que quando neva pesado eles nao dao conta, voce patina mesmo! Tive sorte porque o 1o ano eu nao rodava no inverno, e no 2o nao tivemos neve. Mas este inverno promete ser snowy (nevento), entao eh melhor eu me preparar! Alem do mais, os pneus nao estao novinhos em folha como quando comprei o carro ha 2 anos atras.

E voce acha que para por ai? Nananananananana!
Tem de trocar o oleo e botar um proprio para o inverno (senao congela e seu motor funde), tem de trocar anticongelante (por causa da baixa temperatura, nao se usa agua, usa-se um liquido que nao congela a -30 ou -50 Celsius), tem de botar limpador de para-brisa proprio pra inverno (aquele que voce conhece, de borrachinha fina, as vezes forma pedacos de gelo entre ele e o vidro nao facilmente removiveis, impedindo-o de exercer sua funcao primeira), tem de colocar liquido para limpar o para-brisa que nao congele a -45 Celsius...
So quem ja dirigiu com neve caindo sabe! A neve cai, voce limpa mas por fim precisa jogar um liquido pra clarear a lama que se forma no para-brisa. Ai, mesmo que esteja so a -20 Celsius, se o liquido nao for este que tou falando vai formar gelo instantaneamente, e porque voce esta dirigindo o vento que bate no para-brisa reduz a temperatura para ate -40, -45.

E tem mais... se tiver frio, frio, frio mess tem de acionar o block heater. O que eh isso??? Bem, apos passar uma noite fora a -30 Celsius o motor do carro NAO vai pegar! A bateria nao da conta de acionar o sistema, entao voce esquenta o bloco do motor (block heater) para facilitar as coisas.

Ja cansou? Ouve so mais essa... eh bom andar com alguns sacos de areia no porta-malas. Por que? Porque se voce parar num lugar e a temperaturar subir e descer rapidamente, formando gelo por baixo do carro, eh capaz do seu carro nao sair do lugar! E a solucao eh meter areia por baixo!

E eu ja ia me esquecendo do liquido pra derreter gelo na fechadura! Imagina so, voce saindo do cinema quentinho, doido pra chegar em casa e mimir, la fora esta -25 Celsius, choveu e a temperatura caiu. Pode apostar que a chave nao vai entrar na fechadura nem por reza braba! E voce fica la parado no estacionamento, congelando ate a alma! Tem de usar o tal derretedor de gelo, ou entao um metal aquecido.

4 palavras: tadim do meu bolso!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home